Servidores enfrentam bloqueio no PASEP devido a erro no sistema do governo
Sindicatos devem orientar trabalhadores sobre a situação para garantir o direito ao abono salarial
Publicado: 19 Fevereiro, 2025 - 14h27 | Última modificação: 19 Fevereiro, 2025 - 15h04
Escrito por: Nathan Gomes

Servidores públicos municipais e estaduais estão enfrentando dificuldades para receber o abono salarial do PIS/PASEP devido a falhas no sistema do Governo Federal. O problema está relacionado a inconsistências no e-Social, sistema que integra os dados do INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho.
A falha ocorre devido a erros no cruzamento de informações, que resultam no bloqueio do pagamento do benefício para muitos servidores. Enquanto o PIS (Programa de Integração Social) é pago a trabalhadores do setor privado, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é destinado especificamente aos servidores públicos, incluindo os municipais. Trabalhadores que contam com esse abono para complementar a renda estão sendo prejudicados, e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) reforça a importância de buscar regularizar a situação o quanto antes.
O que fazer se o pagamento foi bloqueado?
A orientação da Confetam é que os servidores sigam os seguintes passos para verificar e corrigir possíveis inconsistências:
- Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e confira se há erros nos seus dados cadastrais.
- Entre no site do Ministério do Trabalho (www.gov.br/trabalho-e-emprego) e registre uma reclamação sobre o PASEP.
- Procure seu sindicato para buscar orientação e garantir o recebimento do benefício.