Servidores falam de conquista viabilizada pelo Sinsep
A valorização dos servidores e o respeito aos seus direitos é o que move o Sinsep na busca pelos ideais da categoria
Publicado: 27 Janeiro, 2010 - 00h00

A valorização dos servidores e o respeito aos seus direitos é o que move o Sinsep na busca pelos ideais da categoria. E foi assim que o sindicato tomou frente à problemática enfrentada pela invalidação dos diplomas da Vizivali. E é assim que a entidade mostra-se consolidada a partir da união dos servidores e da confiança depositada por eles aos diretores e profissionais nomeados como seus representantes.
O curso de capacitação para docentes, realizado em parceria com o Iesde, formou muitos servidores sãojoseenses sem permiti-los usufruir da legitimidade de sua profissão devido ao impasse entre os Conselhos Estadual e Nacional de Educação em embargar o sistema de aulas semipresencial. Mas, em agosto do ano passado o Instituto Federal do Paraná comprometeu-se em ofertar curso de complementação a estes profissionais e, então, conceder diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.
Para as inscrições ao IFPR, os candidatos deveriam apresentar o histórico escolar, emitido pela Vizivali, mas a faculdade negou o documento. Diante disto, o Sinsep buscou a Justiça (leia mais) e conseguiu que os históricos fossem liberados na sede do Iesde, em Curitiba (leia aqui), garantindo a efetivação das inscrições para o curso de complementação.
Joana Karnusz, formada pela Vizivali em 2007, disse que, desde que compareceu na sede do Sinsep para participar da primeira reunião sobre o processo, “eu senti: tem alguém comigo”. Para ela, é na atual gestão do sindicato que os frutos estão nascendo. “Encontrei aqui pessoas que estavam dispostas a resolver meu problema”.
A servidora Marta Silva Pedroso Ribeiro, que concluiu o curso em 2006, vê nesta conquista a possibilidade de “dar continuidade aos meus sonhos e perspectivas profissionais”.
Já para Catarina Alves de Sales, formada em 2005, “esta é mais uma vitória que eu conquistei e que, com certeza, sem o sindicato, seria quase impossível”. Ela lembra os demais profissionais que se formaram pela Vizivali e que, por não serem filiados, abriram processo particularmente e estão sendo prejudicados com a lentidão do andamento. Segundo ela, muitos ainda não realizaram a primeira audiência. “Vamos trabalhar para que mais pessoas se unam a nós e também alcancem suas conquistas”.
Estas três servidoras exprimem o alívio somado a alegria dos demais beneficiados com o processo coletivo conquistado pelo Sinsep.
Lembrando que o sindicato é entidade que representa a categoria num todo, ou seja, em todos os seus segmentos e cargos, e que só é possível atendê-la se houver união, pró-atividade e confiança.
Servidor, o Sinsep é o seu maior aliado. Conte com a gente!
Fonte: SINSEP - São José dos Pinhais