Escrito por: Nathan Gomes
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) marcou presença na manhã da última terça-feira (29) na assembleia de fundação do Sindicato dos Servidores Municipais de Acarape (SINSERMAC). O evento, realizado no auditório da casa paroquial do município, celebrou a formalização de uma nova entidade comprometida com a defesa dos direitos de 368 servidores e servidoras municipais.
A assembleia contou também com a presença de juristas, assessores do deputado estadual De Assis Diniz, além de representantes de sindicatos rurais e municipais da região. Entre as lideranças presentes, destacou-se Vilani Oliveira, secretária de combate ao racismo da Confetam, que reforçou o papel do novo sindicato no fortalecimento da luta por direitos no serviço público.
A secretária de Combate ao Racismo da Confetam/CUT, Vilani Oliveira, em sua participação, destacou o papel do novo sindicato na construção de um espaço inclusivo e atento às pautas interseccionais que afetam servidores e servidoras. "É essencial que o SINSERMAC nasça com o compromisso de enfrentar questões estruturais como o racismo e o preconceito dentro e fora do ambiente sindical. Este sindicato representa não apenas uma categoria, mas uma luta por dignidade e reconhecimento para os trabalhadores de Acarape," afirmou Vilani, ressaltando que a entidade deve valorizar a diversidade e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.
Após a aprovação do estatuto do SINSERMAC, Maria Escolástica de Castro foi eleita, por unanimidade, como a primeira presidente da entidade. Para Wil Pereira, a filiação imediata do SINSERMAC à Fetamce, Confetam e CUT é um passo essencial para ampliar a mobilização sindical e assegurar conquistas para a categoria. "Esta parceria fortalece nossa luta e assegura que os trabalhadores de Acarape possam contar com o apoio de entidades históricas na defesa de direitos e valorização dos servidores públicos municipais", destacou o presidente da CUT-CE.