Escrito por: Thiago Marinho
O Ministério da Saúde pretende começar a aplicar doses de reforço com a vacina bivalente contra a covid-19 a partir de 27 de fevereiro.
O Ministério da Saúde pretende começar a aplicar doses de reforço com a vacina bivalente contra a covid-19 a partir de 27 de fevereiro. Essas vacinas aumentam a imunidade contra o coronavírus da cepa original, bem como da variante ômicron. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) durante a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Durante a reunião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a nova gestão da pasta adotará uma política de “cuidado e construção coletiva”. Nesse sentido, será fundamental o diálogo entre União, estados e municípios. “Hoje, temos alguns desafios muito específicos que representam o retorno de uma pactuação em alto nível, como devem ser as nossas relações”, disse.
“Destaco entre as medidas iniciais, a Política Nacional de Imunização: um plano nacional para redução de filas na atenção especializada; a recuperação da Farmácia Popular; a valorização da atenção básica; o provimento, qualificação e formação profissional; e a retomada em novas bases do Programa Mais Médicos”, disse a ministra.